Logo

Logo

Fitoterapia: A cura pelas Plantas

01/10/2013

Fitoterapia é o tratamento de doenças através do uso de plantas, a palavra Fitoterapia deriva dos termos gregos, “Phyton” = vegetal e “Therapeia” = terapia.
O uso das plantas na medicina esteve presente na maioria dos povos primitivos.Registros revelam que essa prática iniciou seu desenvolvimento na China por volta do ano 3000 a.C., quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.

A Fitoterapia consiste no conjunto de técnicas que utiliza os vegetais no tratamento das doenças. Inúmeras escolas estudam e empregam plantas medicinais (folhas, caule, flores, raízes ou frutos), das mais simples e empíricas, às científicas e experimentais.
As plantas medicinais são a base do toda a farmacologia moderna. Na verdade, diz-se que a farmacologia jamais existiria sem a
Botânica, a Toxicologia e a herença de conhecimentos adquiridos através de séculos de prática médica ligada ao emprego dos vegetais.

Os fitoterápicos podem ser usados na forma de pomadas, extratos, tinturas e cápsulas. Ao contrário do que crença popular prega, o uso de plantas medicionais não é isento de risco. O indicado é procurar um especialista no assunto para que este possa indicar um tratamento adequado.